14/08/09

Andei lendo: Amanhecer – 4º livro da série Crepúsculo | Stephenie Meyer

Por Ana Carolina | Arquivado em cultura

Antes de qualquer coisa, tenho que avisar que este é um post cheio de spoilers e com uma visão totalmente pessoal sobre o livro. Não quero ver fã incondicional reclamando do que eu falei, tá?

600--capa_amanhecer300dpi

Se você quer ler o que achei do último volume da série, clica em “Ver mais”.

 

Não sei se já falei por aqui, mas vivo uma relação de amor e ódio com a série Crespúsculo: acho a história bem bolada, mas bem mal escrita. Acho a Bella chata, dramática e fraca. Gosto do Edward, mas acho todo esse drama te-amo-morro-sem-você meio histórinha de livro de banca da jornal, sabe?

Mesmo assim, não consegui largar nenhum dos quatro volumes enquanto não terminei de ler, fiquei super anciosa pelo lançamento de Eclipse, fiquei doida quando soube que ia ter que esperar 6 meses pra ler o final da história.. até que minha irmã leu, me contou o que acontecia e passou minha curiosidade. Daí quando o livro foi lançado em junho, comprei e só li agora, isso porque fiquei curiosa com o número enorme de pessoas lendo esse livro no mesmo ônibus que eu, se não teria deixado pra depois.

Isso explicado, posso falar só sobre Amanhecer, né?

O livro é dividido em três partes, bem distintas.

O livro começa sendo contado por Bella, até ela engravidar. Nessa parte tem muito blá blá blá sentimentalóide que é o que odeio na Bella: tudo ela acha que faz errado, é insegura pra tudo… grrr, quero dar uns tabefes na cabeça dessa menina pra ver se pega no tranco.

A segunda parte é contada pelo Jacob e aí me surpreendi: engraçado, leve, moleque… nunca fui muito chegada ao Jacob, mas dessa vez tive que dar o braço a torcer e dizer que ele por ele mesmo é muito melhor do que pelos olhos da Bella. Ele narra a partir da volta da Bella para Forks até o parto da Renesmée. Me diverti com a narração dele para alguns acontecimentos, morri de dó quando ele sofre pela Bela e fiquei torcendo pra que tudo desse certo pra ele no fim.

A terceira parte volta a ser narrada pela Bella, mas aí ela está totalmente diferente: depois de ser transformada em vampira (quando está quase morrendo durante o parto de sua filha), ela fica mais confiante, feliz e com um humor mais sarcástico. A narrativa dela para o novo mundo que vê com os olhos de vampira é super detalhada, gostei bastante. Além disso, ela deixa de lado esse negócio de amor hiper dramático e encara o amor pelo Edward de uma forma um pouco mais adulta.

O livro não tem lutas (como a que eu adorei em Eclipse), mas tem um grande embate, que acaba sendo bem interessante.

Fora isso, fico de cara com os nomes bregas que as autoras escolhem para os filhos dos personagens. Primeiro foi J.K. Rowling que nos brindou com os péssimos James Sirius, Lilian Luna e Alvo Severo, filhos de Harry Potter com a Gina Weasley. Dessa vez foi a Stephanie, que batizou a filha de Edward e Bella de Renesmée Carlie, uma super mistura de Renée, Esme, Charlie e Carlisle, os pais do casal. Brega? Imagiiina.

Não posso deixar de dizer que fiquei impressionada com a quantidade de cenas que remetem ao sexo. Se passarem tudo isso pra versão cinematográfica, certeza de que vai ser um pornô de primeira. hahah. Lógico que todo mundo tava querendo ver a Bella e o Edward chegarem aos finalmentes de uma vez por todas, mas né? Depois que ela vira vampira quase tudo que ela pensa se relaciona ao sexo. Achei meio exagerado, tem certas coisas que não precisam ser tão citadas pra gente saber que estão lá.

No geral achei que foi um fim digno para a série, mas tenho certeza absoluta que mais dia menos dia vem alguma “sobra” dessa história. Talvez a autora termine os livros na visão do Edward, talvez comece uma nova série com Renesmée como personagem principal… quem sabe?

Pra terminar, eu tinha que mostrar pra vocês essa imagem que a Dani me mandou:

ed_harry

Vai dizer que você não riu? Hahahhaha

26 comentários | Adicione o seu

  1. Sempre vem aqui e já comentou 42 vezes. ;)

    Aug 23, 2009 @ 22:43 {Reply}

    Não li o post =x porque ainda vou ler o livro.

  2. Já comentou 4 vezes. Eba!

    Aug 26, 2009 @ 13:16 {Reply}

    Menina, sabe que esse post foi a gota que faltava pra eu decidir ler os livros. Estou terminando Eclipse e adorando =)

  3. Comentou pela primeira vez, boas vindas!

    Aug 27, 2009 @ 16:25 {Reply}

    Eu amei a sua critica poes muitas coisas que voce descreveu foi o que eu estava sentindo ao ler o livro…Odeio essas adolescentes que ficam achando perfeito uma historia que tá longe de ser perfeita. mas no geral eu gostei da saga,so nao gostei do final.

  4. Sempre vem aqui e já comentou 321 vezes. ;)

    Aug 31, 2009 @ 02:14 {Reply}

    [...] evitando ler esse livro (esses, na verdade). E o que me fez tomar a decisão final de ler, foi um post da Ana, falando sobre o final. E como eu não tenho essas frescuras de “ai, não me conte o [...]

  5. Debora

    Comentou pela primeira vez, boas vindas!

    Apr 18, 2010 @ 15:36 {Reply}

    Odiei o livro! Ruim de cabo a rabo, quase insuportável de ler, me deu vontade de chorar ao ver a bobagem que a autora fez com o destino do Jacob, eu até gosto do personagem meio vampiro, mas pra mim ela deveria ser homem, e o jacob deveria ter ficado com a Leah, afinal os dois tem tanto em comum, porque aquela infeliz da meyer tinha que estragar tudo no ultimo livro? Acabou comigo! Nem acredito que paguei 60 r$ nesse livro trash!

  6. Sempre vem aqui e já comentou 321 vezes. ;)

    Nov 18, 2011 @ 09:13 {Reply}

    [...] Crepúsculo, Lua Nova, Eclipse e Amanhecer porque queria saber como a história terminava. E sinceramente? Não pretendo ler nunca mais. [...]

Comentar





  • * requerido
  • Seu e-mail não será publicado