26/03/09

Top 5 – Rock nacional dos anos 80

Por Ana Carolina | Arquivado em cultura

Cresci em uma casa com uma irmã e dois irmãos mais velhos, nos anos 80. Todos gostavam de rock então boa parte da minha lembrança musical da infância é desse gênero. Com eles aprendi a gostar de muita coisa e esses são meus favoritos:

rock_nacional

 

05 – Capital Inicial

Na Brasília dos anos 80 existia uma banda chamada Aborto Elétrico. Essa banda se separou e alguns de seus integrantes se separaram para formar duas bandas: Legião Urbana e o Capital Inicial (mas essa história você já deve ter ouvido se já foi à algum show deles, né?). O Capital começou com e Flavio Lemos, Dinho Ouro Preto e Loro Jones. Há alguns anos o Loro saiu e Yves Passarel entrou no lugar dele.
Tenho que confessar que Capital quase não entrou nesse Top 5 de tanto que enjoei. Depois da era acústica deles, não aguento ouvir nem cinco minutos de um cd deles. Maaaasss… Capital já foi uma das minhas bandas favoritas, já fui à um monte de shows deles, já achei o Dinho lindomaravilhosotudonessavida… então acho que o lugar é até que merecido.
Músicas favoritas: Fogo, Natasha e Cai a noite

.

04 – Titãs

Uma banda com nove caras totalmente diferentes só podia ser boa. Arnaldo Antunes, Branco Mello, Marcelo Fromer, Nando Reis, Paulo Miklos, Sérgio Britto, Tony Belloto, Ciro Pessoa e André Jung eram a primeira formação da banda. Daí que André não tava mais agradando os colegas de banda e Charles Gavin (baterista do RPM que já tinha tocado no Ira!) foi chamado pra assumir o lugar. Já o Ciro Pessoa sumiu no espaço, virou fumaça e nem do primeiro disco participou.
Depois de alguns anos, prisões e bafafás, Arnaldo Antunes foi o primeiro a sair do grupo depois do sucesso. Mas alguns muitos anos depois Marcelo Fromer foi atropelado e morreu. Logo depois disso Nando Reis resolveu seguir carreira solo. Todos os outros continuam na banda.
Cabeça dinossauro foi um dos primeiros discos (vinil, né? anos 80) que lembro de ter visto meu irmão escutar. Minha irmã tinha um poster autografado do Tudo ao mesmo tempo agora pendurado no nosso quarto. Ir na estréia da turnê do Acústico MTV deles foi o presente que minha irmã me deu quando fiz 13 anos. Tive um crushzinho pelo Sérgio Britto. Titãs fez muito parte da minha infância.
Músicas favoritas: Igreja, Pra dizer adeus e Bichos escrotos

PS: Epitáfio, o clipe que coloquei aqui é um dos meus favoritos (e olha q eu não sou fã de clipes, hein). E ainda tem a letra, que acho ótima.

03 – Plebe Rude

Do rock que veio de Brasília nos anos 80, a Plebe era a mais punk/sujo/rebelde. E era uma das bandas favoritas da minha irmã (oi, Ana! – e sim, minha irmã também é Ana).
Philippe Seabra, Gutje, André X e Jander Bilaphra começaram a Plebe Rude em 81 e mesmo sendo a última das bandas de Brasília a gravar disco, fizeram muito sucesso. Foram presos por causa das letras, eram bonitinhos (eu acho, tá?) e todo esse estilão mais punk era muito legal. A banda acabou no começo dos anos 90 e ensaiou uma volta em 2003 (fizeram alguns shows e eu fu-uui!!). Em 2006 voltaram de vez e lançaram um novo cd.
Músicas favoritas: Minha renda, Proteção e Luzes

.

02 – Raul Seixas

Era a trilha sonora das viagens em família, reza a lenda de que foi parceiro de balada do meu tio quando esteve aqui no ABC, é um dos shows que eu queria MUITO ver e nunca vou poder.
Fora que ele é clássico, né? Duvido que você não tenha alguma boa lembrança de pelo menos um música dele. Duvido! E duvido mais ainda que você nunca tenha gritado “toca Raul!” em algum show.
Músicas favoritas: Eu nasci há 10 mil anos atrás, Al Capone e Cowboy fora da lei

.

01 – Ira!

A banda formada por Edgar Scandurra, Nasi, Ricardo Gaspa e André Jung durou mais de vinte anos. Começou ainda no colégio e terminou com o Nasi saindo brigado da banda em 2008, sem falar com os amigos.
Um dos melhores shows da minha vida foi um que o Ira! fez antes de todo o sucesso do Ao Vivo MTV, de graça, no estacionamento de um shopping de São Bernardo. Fui com todos os amigos do colégio, todo mundo curtia um monte e a gente se acabou. Choveu horrores, todo mundo voltou pra casa ensopado, mas feliz.
Depois do Ao Vivo, eles lançaram o Acústico MTV (que eu odeeeeiioooo) e fizeram um hiper sucesso… tanto que no show do Acústico que assisti tinha váááriiaas menininhas gritando lindo pro Nasi (oi?).
Gosto muito da fase rockeira deles, o começo da carreira…
Músicas favoritas: Dias de Luta, Tarde vazia, Envelheço na cidade e Flores em você

.

Outras bandas que merecem ser lembradas: Ultraje à Rigor, Legião Urbana, Paralamas do Sucesso, Barão Vermelho e Blitz.

 

45 comentários | Adicione o seu

  1. Sempre vem aqui e já comentou 34 vezes. ;)

    Mar 31, 2009 @ 00:13 {Reply}

    Então tu cresceu em muito boa companhia :)
    to numa fase muito viciada em raul seixas!!
    beijos

  2. Sempre vem aqui e já comentou 25 vezes. ;)

    Mar 31, 2009 @ 10:04 {Reply}

    Desses confesso que só escutei Capital Inicial, e mais ou menos, porque não gosto muito, rs.
    Beijos :*

  3. Administrador/a do blog.

    Mar 31, 2009 @ 19:30 {Reply}

    raquel on March 27, 2009 at 8:42 am said:

    eu acho ira muito bacana, a mais legal dessas bandas que vc citou! mas era fã mesmo do paralamas! sempre curti! e legião (toca legiããããooooooo – eca)!

    um beijo!

    Legião é aquela coisa de que todo mundo já gostou alguma vez na vida e depois deixou de gostar,né? Não ouço há anos! hahaha

  4. Administrador/a do blog.

    Mar 31, 2009 @ 19:33 {Reply}

    nanda on March 27, 2009 at 4:41 pm said:

    Que delícia de post, adorei! Curtia MUITO paralamas, até hoje, e Legião, ahnnn que delícia. Cadê o rock nacional de hoje em dia?? Só nostalgia mesmo!

    rock nacional hoje em dia é dureza, né? Só consigo pensar em Charlie Brown, CPM 22, NX Zero… e não gosto muito de nenhum deles. hahahaha

  5. Administrador/a do blog.

    Mar 31, 2009 @ 19:39 {Reply}

    srapazinatto on March 28, 2009 at 1:42 am said:

    eu vi mal ou vc passou os anos 80 sem legião urbana, eu creci nos anos 90 com um primo que só sabia ouvir iron maiden e eu dizia: nunca irei ouvir rock! Hoje o cara é pagodeiro e eu sou requeira, com orgulho!

    não passei os anos 80 sem legião não! hahaha. mas eles não entraram no meu top5 pq não marcaram tanto assim pra mim. :)

  6. Administrador/a do blog.

    Mar 31, 2009 @ 19:42 {Reply}

    Camila on March 28, 2009 at 7:02 pm said:

    Olá!
    fiquei sabendo agora que eu ganhei o esmalte do sorteio do mão feita!
    vc não sabe como fiquei feliz!
    eu AMO esmalte vermelho e achei esse tão lindo quando vi um tempo atrás no site!!!!! Já to apaixonada por ele antes mesmo de usar.
    Vi aqui no seu blog fotos da feirinha aqui da Paulista, se vc mora por aqui talvez seja até mais fácil que mandar pelo correio, né?
    aí posso te agradecer pessoalmente.

    MUITO OBRIGADA, viu!!!!!!!!!!!!!!!!

    Beijos

    Oi Camila!!!

    Então.. moro em Santo André, daí acho que fica mais fácil mandar pelo correio mesmo. :)

    e parabééénsss!

  7. Administrador/a do blog.

    Mar 31, 2009 @ 19:45 {Reply}

    Pearl on March 28, 2009 at 7:36 pm said:

    Como você, nasci nos anos 80 e ouvia tudo isso e muito mais. Ouvi desde Roberto Carlos na casa da minha avó até Raul, Legião e Samba na casa de meus pais. Agora, desde pequena amava Cazuza, acho que foi a minha primeira grande perda, mesmo sem entender muito bem a morte na época, lembro que o achava lindo, via shows dele na TV, lembro dos meus pais comentarem de como ele estava acabado, mas adorava! rsssss

    Beijos

    nossa Pearl… lembro exatamente do dia em que o Cazuza morreu até hoje. Lembro que foi aí q entendi o que era a morte, sabe?
    Mas a primeira perda que senti foi a do Zacarias, dos Trapalhões… chorei horrores.

  8. Administrador/a do blog.

    Mar 31, 2009 @ 19:53 {Reply}

    Jú Ferrer on March 30, 2009 at 3:48 pm said:

    A-M-O Ira, acho que o há de melhor no rock nacional, meu sonho era casar com o Nasi (maridôncio sabe disso, mas ignora tal informação para não ter briga, hahahaha), acho a voz dele master-blaster e as músicas melhores ainda. Quanto ao Raul, poutz, odeio de paixão.
    P.S.: Eu queria ter tido 3 irmãos mais velhos para poder ter sido influenciada musicalmente, como isso não foi possível, esse papel ficou para um irmão de uma amiga. Ele me fez torcer pro São Paulo, gostar de nirvana e metallica (juro que não era apaixonada por ele)
    beijocas

    Jura q você queria casar com o Nasi? hahaha. tenho q admitir que ele é bem charmoso, viu. *.*

    e legal esse irmão da sua amiga ter te influenciado, né? Eu não sei o que seria de mim sem a influência dos meus irmãos.

  9. Sempre vem aqui e já comentou 76 vezes. ;)

    Apr 26, 2009 @ 01:40 {Reply}

    Massa a compilação que fez, acabei dando uma relembrada e fiquei um bom tempo vendo outros vídeos do Capital no YouTube… dessa lista daí só não conheci Plebe Rude. Muitas dessas bandas e seus cantores ainda estão bem presente na mídia e fazem sucesso até hoje.

  10. Sempre vem aqui e já comentou 76 vezes. ;)

    Apr 26, 2009 @ 01:41 {Reply}

    Sei que já é meio que batido este assunto por aí, mas se possível faz mais posts sobre os anos 80, tem muita coisa massa…

Comentar





  • * requerido
  • Seu e-mail não será publicado